segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dimensões Escondidas - Alan Wallace


Dimensões escondidas: a unificação de física e consciência é o título em português para Hidden dimensions, obra de Alan Wallace que aproxima ciência e espiritualidade, traduzida por Lúcia Brito. O autor vem ao Brasil a convite do Instituto Caminho do Meio, parceiro da Editora Peirópolis nesta e em outras publicações, e fará palestras no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Viamão.

Maiores informações sobre Alan Wallace no site do Instituto Caminho do Meio.

Sobre "Dimensões Escondidas": Padma Samten

Estamos imersos em uma cultura que olha o mundo como fixo e surgido externamente. Nesta perspectiva o papel de cada um de nós é muito limitado e, não compreendendo variáveis importantes presentes na experiência da realidade, terminamos frustrados com nossas visões de mundo. Os grandes pais da física quântica compreenderam partes importantes da questão da realidade surpreendente da qual fazemos parte, mas não o mundo interno da própria mente. Vejo que Dimensões Escondidas supre essa lacuna e permite uma aproximação à mente dos mestres e sua visão de realidade. Trata-se de um trabalho de dimensão histórica na transformação positiva de nossa cultura, reconectando cada um de nós com a responsabilidade de agentes criativos da realidade.

Sobre "Dimensões Escondidas": Apresentação

Transpondo a lacuna entre o mundo da ciência e o reino espiritual, B. Alan Wallace introduz uma teoria natural da consciência humana com raízes na física contemporânea e no budismo. A "teoria especial da relatividade ontológica" sugere que os fenômenos mentais são condicionados pelo cérebro, mas não emergem dele. Em vez disso, o mundo de mente e matéria, sujeitos e objetos, surge de uma dimensão unitária da realidade que é mais fundamental que essas dualidades, conforme proposto por Wolfgang Pauli e Carl Jung.

Para testar essas hipóteses, Wallace emprega a prática meditativa budista de samatha, que refina a atenção e a metacognição, para criar um tipo de telescópio para examinar o espaço da mente. Recorrendo ao trabalho do físico John Wheeler, ele propõe então uma teoria mais geral na qual a natureza participativa da realidade é visionada como um circuito auto-excitado. Ao comparar essas idéias com a teoria budista conhecida como filosofia do Caminho do Meio, Wallace explora aspectos adicionais de sua "teoia geral da relatividade ontológica", que podem ser investigados por meio de meditação vipasyana, ouinsight. Wallace enfoca o tema da simetria em relação à cosmologia quântica e ao "problema do tempo congelado", relacionando esses assuntos à teoria e às práticas da escola da Grande Perfeição do budismo tibetano. Conclui com uma discussão do tema geral da complementaridade no que se relaciona à ciência e religião.

As teorias da relatividade e da mecânica quântica foram grandes feitos das ciências da física, e a teoria da evolução teve impacto igualmente profundo nas ciências da vida. Contudo, ainda não existem métodos científicos rigorosos para se observar os fenômenos mentais, e o naturalismo tem limites para lançar luz sobre o funcionamento da mente. Pioneiro na pesquisa moderna sobre a consciência, Wallace oferece um método prático e revolucionário para se explorar a mente, que combina osinsights mais perspicazes de físicos e filósofos contemporâneos com as consagradas tradições meditativas do budismo.

Sobre "Dimensões Escondidas": Sumário

Prefácio e agradecimentos
1. A história antinatural da ciência
2. Os muitos mundos do naturalismo
3. Rumo a uma teoria natural da consciência humana
4. Observando o espaço da mente
5. Uma teoria especial da relatividade ontológica
6. Experimentos de alta energia em consciência
7. Uma teoria geral da relatividade ontológica
8. Experimentos em consciência quântica
9. Simetria perfeita

Fonte: Revista Bodisatva.

Um comentário:

  1. muito bom ,blog de cara nova,musical,blz..poesia dos sonhos é a que eu mas gosto.seu blog e vc estão de parabens ,ótimo mesmo...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado!
*Responderei o mesmo assim q possível*